EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

Roberta Cunha Mota Santos – CRN9 2519 – Montes Claros/MG

Especialista em Nutrição Oncológica pela SBNO

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL:

UMA ABORDAGEM PRÁTICA NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

Segundo informações do INCA1, há uma estimativa de 7.930 novos casos de câncer infanto-juvenil no triênio de 2023-2025, o que demonstra um grande impacto na saúde de crianças e adolescentes. Alguns estudos demonstram que, em países considerados desenvolvidos, o câncer infantil é a segunda principal causa de morte entre pessoas nas fases iniciais da vida. A partir do Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica em Pediátrica, realizado em 2021, observou-se que a sobrevida de crianças com câncer no Brasil varia muito de acordo com a região em que residem2.

É sabido que o próprio tratamento oncológico, bem como alguns dos tipos de tumores podem interferir no estado nutricional do paciente. Segundo o I Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica da SBNO, o estado nutricional dos pacientes oncológicos é um dos fatores que influenciam fortemente a evolução do tratamento3. O IBNOpe demonstrou que algumas crianças e adolescentes apresentam quadros de desnutrição antes mesmo de iniciar o tratamento2.

O acompanhamento nutricional desde o momento do diagnóstico do câncer infanto-juvenil, realizando as intervenções nutricionais adequadas, favorece a evolução do tratamento oncológico3. Deste modo, a avaliação nutricional precoce é fundamental para diagnosticar o estado nutricional, conhecer as preferências alimentares das crianças e adolescentes em tratamento oncológico e prevenir e/ou minimizar os efeitos colaterais do tratamento3.

Entendendo a importância da alimentação, a Fundação Sara Albuquerque Costa, Instituição Filantrópica com sede em Montes Claros, região Norte de Minas Gerais, tem como missão prestar assistência social à crianças e adolescentes com câncer e ser agente de promoção de conhecimento e de melhorias no tratamento oncológico. Entre os programas desenvolvidos pela Instituição, o Programa Nutrir Bem tem o objetivo de garantir, por meio de uma alimentação saudável e balanceada, que as crianças e adolescentes com câncer enfrentem os efeitos colaterais do tratamento com vigor físico, segurança e dignidade.

Nessa perspectiva, o convívio social, a rotina de brincar, comer e frequentar a escola, muitas vezes, são limitados durante o tratamento oncológico, o que afeta, profundamente, a interação das crianças com o mundo externo e a vivência de experiências fundamentais à construção de uma infância digna e sadia4. Diante disso, a Fundação Sara acredita que o desenvolvimento de atividade lúdicas é um importante aliado no tratamento do câncer infantojuvenil, afinal, a criança não deixa de ser criança ao se tornar paciente, pelo contrário, elas devem ser estimuladas a lutar contra a doença a partir de um convívio alegre, saudável e prazeroso.

Para isso, são oferecidas na Casa de Apoio e Hospitais refeições elaboradas com alto valor nutritivo e que estimulem o apetite infantil, cestas especiais de alimentos, suplementos alimentares e atendimento nutricional consoante às particularidades de cada assistido. A avaliação nutricional, por sua vez, é agendada assim que a criança é cadastrada. O primeiro atendimento é realizado com a participação do grupo familiar, momento em que os familiares recebem a Cartilha de Nutrição e Câncer com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da Nutrição durante o tratamento de oncológico.

Cabe salientar que, antes de estabelecer as ações assistenciais, os Profissionais da Psicologia e Assistência Social identificam as implicações físicas, emocionais, sociais e econômicas das famílias assistidas pela Fundação Sara por meio do Diagnóstico Social. O Diagnóstico Social é aplicado considerando a abordagem transdisciplinar, isto é, os cuidados físicos e psicológicos são definidos conforme as vulnerabilidades, intolerâncias e possibilidades de enfrentamento da doença na perspectiva da criança e do seu grupo familiar5.

Após o cadastro e levantadas as informações do Diagnóstico Social, a Nutricionista da Fundação Sara elabora as condutas nutricionais de acordo com o estado clínico dos assistidos e suas restrições dietéticas, obedecendo, sobretudo, os critérios do Consenso de Nutrição Oncológica. Em seguida, as refeições são preparadas conforme as determinações nutricionais e sanitárias e disponibilizadas no refeitório da Casa de Apoio, como também, são encaminhadas às crianças e adolescentes em tratamento ambulatorial na Santa Casa, Centro de Referência para o tratamento oncológico pediátrico do Norte de Minas Gerais.

Para viabilizar as ações do Programa Nutrir Bem, a Instituição busca captar recursos por meio da mobilização social, envolvendo o apoio de empresas, parcerias com

o Poder Público e sociedade em geral. Desse modo, após participar do 1° Prêmio Arroz Prato Fino – Edição 2022, Campanha “Fazer o bem tem um gostinho especial”, parceria entre o Instituto do Câncer Infantil e Arroz Prato Fino, a Fundação Sara conquistou o primeiro lugar entre as instituições que lutam contra o câncer infanto-juvenil no Brasil, recebendo a quantia de R$ 50.000,00, o que viabilizou a aquisição de frutas, verduras, legumes, folhosos, carnes, leite, pães e cereais; alimentos ricos em nutrientes e de excelente aceitação na alimentação infantil.

O projeto “Nutrindo Campeões”, vencedor da primeira seletiva, foi executado entre novembro/2022 a abril/2023. Dentre as atividades, além da realização de palestras e oficinas, foi possível transformar receitas convencionais em refeições variadas e divertidas, de fácil preparo, com alta densidade calórica e, principalmente, compatíveis às necessidades nutricionais e econômicas das crianças e suas famílias. Ao final do Projeto, a Nutricionista da Fundação Sara, Roberta Cunha, em conjunto com as crianças e suas famílias, publicaram um E-book com receitas deliciosas à base de Arroz.

As ações foram organizadas com o objetivo de favorecer a coordenação motora, estimular a imaginação, fortalecer o sentimento de pertencimento social e, sobretudo, aumentar os índices de adesão ao tratamento6. O enfoque foi ressaltar a importância da combinação de arroz e feijão, sendo uma opção nutritiva e acessível ao público-alvo. No decorrer do projeto, foi abordada, ainda, a relevância de manter uma alimentação básica, seguindo a regra de ouro do Guia Alimentar para a População Brasileira7, além da realização do Circuito de Saúde que contou com a participação de diversos profissionais especialistas em temas relacionados à Nutrição e Saúde.

A distribuição justa, igualitária e equânime dos recursos, o engajamento da equipe, a lisura na prestação de contas e a ampla divulgação nas redes sociais e canais de comunicação diversos resultaram na conquista de mais um prêmio à Fundação Sara ao final da Campanha: o Prêmio de Comunicação Prato Fino, no valor de R$ 50.000,00. O prêmio foi entregue no Fórum de Dirigentes da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e Adolescente com Câncer (CONIACC) em novembro/2022, o que evidenciou, mais uma vez, o compromisso da Instituição em transformar, de fato, a realidade do Câncer Infanto-juvenil no Brasil.

Ao oferecer orientação nutricional, práticas de educação alimentar e ações interdisciplinares, a Instituição não apenas alimenta corpos, mas nutre a esperança e a

dignidade daqueles que enfrentam a batalha contra o câncer em suas fases mais precoces da vida8. A Fundação Sara Albuquerque Costa representa um modelo exemplar no terceiro setor, demonstrando que, mesmo diante de desafios complexos, é possível promover impacto significativo por meio de abordagens integradas, comprometimento e constante busca por aprimoramento.

A trajetória delineada pelo Programa Nutrir Bem, sem dúvidas, reforça que o atendimento em tempo oportuno, constituído por profissionais qualificados e favorecido pelo acesso à alimentação adequada, é indispensável no processo de enfrentamento do câncer infantojuvenil, sobretudo, sustentado na mobilização social e na participação conjunta de redes eficazes de apoio social preocupadas em garantir, efetivamente, os meios de acesso aos direitos daqueles que não o podem fazê-lo sozinhos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (INCA). Estimativas I 2023, Incidência de Câncer       no                     Rio de       Janeiro:    INCA,   2023.   161     p. https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/estimativa-2023-incidencia-de-cancer- no-brasil/
  2. Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica. Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica. Rio de Janeiro: SBNO, 2021. 1ª edição. 106 p. https://sbno.com.br/a- sbno-lancou-o-inquerito-brasileiro-de-nutricao-oncologica-em-pediatria/
  3. Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica. I Consenso de Nutrição Oncológica da SBNO. Rio de Janeiro: SBNO, 2021. 1ª edição. 164 p. https://sbno.com.br/assista- ao-vii-congresso-brasileiro-de-nutricao-oncologica-da-sbno/
  4. Pereira CIP, Nascimento IB, Cruz ASda, Volc SM, Tormen TH. Impactos Psicossociais e na Qualidade de Vida do tratamento Oncológico em Crianças e Adolescentes. Revista Brasileira de Cancerologia, 2023; [SI] 69 (3): e123888. https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2023v69n3.3888
  5. Santos WMS, Santos JS, Machado GAB, Maia MAC, Andrade RD, 2023. Cuidado ao Paciente Oncológico na Perspectiva da Oncologia Integrativa. Revista Brasileira de Cancerologia, 2023; [SI] 69 (2): e173431.https://doi.org/10.32635/2176- RBC.2023v69n2.3431
  6. Soeiro G, Pacheco STdeA, Costa CCIA, Nunes MDR, Silva LFda, Araújo BBMde. Como Seve Ser um Material Educativo? Percepção dos familiares de Crianças com Revista Brasileira de Cancerologia, 2023; [SI] 69 (3): e234026. https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2023v69n3.4026
  7. Ministério da Saúde, Guia Alimentar para a População Brasília – DF, 2014. 2ª edição, 158 p. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2e d.pdf
  8. Vasconcelos CMRde, et al. Estudo de Intervenção Escolares Utilizando Jogos de Cartas “ O Enigma da Pirâmide” sobre alimentação saudável. Cogitare 2022, [SI] v 27: e81354. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.81354
Faça seu Login

O Site da SBNO mudou. Gere uma nova senha.

Caso seja seu primeiro login no novo site, por favor gere uma nova senha usando seu e-mail de cadastro para poder entrar.

GERAR NOVA SENHA