A SBNO lança no VII Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica da SBNO dois documentos, o Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica e o Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica Pediátrico. Documentos inéditos que irão contribuir para a construção de políticas públicas em nutrição para o paciente com câncer.
Este documento de consenso é obra do esforço conjunto da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica e de representações nacionais de instituições que promovem a assistência nutricional ao indivíduo com câncer. Esta obra tem o objetivo de homogeneizar as condutas nutricionais na assistência ao indivíduo com câncer, oferecendo, assim, a todos os usuários portadores de câncer, equidade e qualidade na sua assistência. É um documento dinâmico. As instituições envolvidas no processo de sua constituição comprometem-se a implementar suas decisões e a atualizá-las de forma permanente.
Baixe na Integra o Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica:
https://incongresses.com.br/nutricao_onco/
O inquérito pediátrico foi criado ao longo dos últimos três anos por inúmeras instituições e profissionais que acreditaram neste sonho de construir um documento que pudesse caracterizar o estado nutricional do paciente oncológico pediátrico no Brasil distribuído nas cinco macrorregiões.
Esta investigação integra uma série histórica de inquéritos que liderei no Brasil, sendo em 2013 o Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica e em 2015 o Inquérito Luso-brasileiro de Nutrição Oncológica do Paciente Idoso.
Os documentos fizeram parte do compromisso assumido pela SBNO de avaliar o perfil nutricional da população brasileira com câncer. O Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, cuja construção também liderei, recomenda o uso das ferramentas de triagem e avaliação nutricional utilizadas nas investigações do paciente adulto, idoso e agora do pediátrico. Estas investigações foram desenvolvidas com o objetivo de munir gestores para construção de políticas em nutrição oncológica no Brasil.
O Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica em Pediatria contou com a adesão incondicional de profissionais nutricionistas com atuação de larga data em pediatria dentro de instituições de ensino, pesquisa e de assistência oncológica no Brasil, com destaque para as Professoras Doutora Patricia de Carvalho Padilha e Doutora Wanélia Vieira Afonso.
Os resultados do IBNOPe mostraram que a prevalência de desnutrição em crianças e adolescentes com câncer no Brasil é elevada e variada entre as regiões, e indicam a necessidade de se discutir uma assistência oncológica integral e integrada para todas as regiões do país. Os resultados mostram que as políticas de saúde devem focar nos cuidados nutricionais voltados para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida e na assistência prestada às crianças e aos adolescentes com câncer.
Essas estratégias lideradas pela SBNO fazem parte de nossa missão e o IBNOPe construiu uma articulação entre instituições de referência. Isso permitirá discussões que envolvam essa assistência e o diagnóstico nutricional da criança e do adolescente com câncer para melhores práticas assistenciais da criança com câncer no Brasil.
Baixe na Integra o IBNOPe:
https://sbno.com.br/wp-admin/post.php?post=12613&action=edit
DIRETORIA
PRESIDENTE: Nivaldo Barroso Pinho
VICE-PRESIDENTE: Carin Weirich Gallon
COORDENADORAS DE ENSINO: Carin Weirich Gallon e Erika Simone Coelho Carvalho
SÓCIOS FUNDADORES:
Ana Maria Calabria Cardoso
Carin Weirich Gallon
Erika Simone Coelho Carvalho
Izabella Fontenelle de Menezes
Liliane Carvalho Roriz
Luciana ZuoloCoppini do Peso
Luciene Beitler da Cruz
Maria Amélia Marques Dantas
Maria Lúcia Varjão da Costa
Nádia Dias Gruezo
Nivaldo Barroso de Pinho
Renata Brum Martucci
Viviane Dias Rodrigues
Nivaldo Barroso de Pinho
Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica